Controvérsias: Uso Indevido

Não à espetaridicularização do intelecto!

Não à espetaridicularização do intelecto!

A academídia adora representar o superdotado como um gênio mirim recém saído da puberdade e pronto para ser incorporado ao sistema repressor, ou seja, o estagiário perfeito sob as ordens do opressor sonhando um dia ter a autoridade necessária para exercer a mesma função abusiva. Mas se esquece o fator humano e singular daquela existência viva, não existimos para servir às ganâncias e perversões seja do governo, seja da população neurotípica; queremos voz nas câmaras e assembléias, desejamos clareza nas câmeras e editoriais, exigimos protagonismo e representatividade neurodiversos em todos os setores da expressão humana.

Sob todo holofote jaz um alçapão

Sob todo holofote jaz um alçapão

O superdotado não é um curinga na mão de quem joga um jogo de poder e influência, não passamos em primeiro lugar em vestibulares, olimpíadas, torneiros e competições com o intuito de sermos admirados como animais de circo ou zoológico, não somos garotos-propaganda de marcas, colégios, universidades e empresas; somos seres singulares com necessidades e desejos próprios pouco a nada manipuláveis ou coercíveis pelo grande capital. Mais do que me olhe, me veja; mais do que me veja, me enxergue; mais do que me enxergue, me entenda.

Sobre Filipe Albuquerque Ito Russo

Filipe Russo é indígena agênere de Manaós, vivendo atualmente em Piratininga, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2022; 2012) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Revisore no periódico científico Revista Neurodiversidade. Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 200 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore em diversos grupos de pesquisa ao longo dos anos, atualmente atua no Círculo Vigotskiano, no Corpo de Ações Transformadoras: Abordando Realidades Sociais pela Educação (CATARSE) associado à UnDF e no TransObjeto à PUC-SP. Coautore nas antologias poéticas "43 Poetas Neurodivergentes", "ECO(AR): Poemas pela Sustentabilidade", "Instagramável: poesia visual, concreta e instapoema", "Poesia Política: vote", "Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo", "poETes: Altas Habilidades com Poesia", "1001 Poetas", "Fotoescritos do Confinamento" e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4ª edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esse post foi publicado em Controvérsias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário