Superdotação: Independência Conformacional do Raciocínio

Independência Transgressora

Independência Transgressora

O neurodiverso, por definição, apresenta um processo cognitivo distinto do neurotípico, no superdotado tal distinção se dá na independência conformacional do raciocínio. O instrumental com o qual se apreende, se processa e por fim se interpreta a realidade fenomenológica resulta de uma elaboração psíquica dos estímulos conferindo-lhes uma coesão humana com direito à lógica interna consistente ou não, dependendo sempre da tendência individual à (in)coerência. Ao invés de simplesmente aceitar de modo passivo uma herança cultural e seus respectivos instrumentos a mente do sobredotado configura um sistema próprio de medidas, valores e associações, observe que não me refiro propriamente a personalidade ou livre-arbítrio, mas sim a uma rotina orgânica involuntária composta por um processamento agudo-crônico de caráter autodidata e pervasivo, onde se elabora as concepções e acepções, conceituais.

Singularidade Atípica

Singularidade Atípica

A nível prático o que significa então possuir uma independência conformacional do raciocínio? Pois bem, significa dizer que os métodos e as relações vigentes de poder e produção no âmbito institucional (profissão, academia, família, amizade, entre outros) não se traduzem em conformidade e normalidade no neurodivergente, este questiona, contesta e tangencia tais dinâmicas intra e interpessoais, pois não assume a priori a corretude, inerência ou inexorabilidade das práticas políticas que regem a sociedade de sua época. Tanto também se faz presente no cenário intelectual e artístico, nestes o superdotado não permite ser cerceado por tradições, hierarquias e injustiças estruturais, pois sua natureza repele eletrostaticamente qualquer tentativa mais ou menos mesquinha de encurralá-lo num cubículo dito profissional, o caráter castrativo, burrocrático e estupidificante da academídia com sua espetarridicularização o sufoca e não dá vazão a sua potencialidade real promovendo estresse e insucesso pessoais.

Sobre Filipe Albuquerque Ito Russo

Filipe Russo é indígena agênere de Manaós, vivendo atualmente em Piratininga, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2022; 2012) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Revisore no periódico científico Revista Neurodiversidade. Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 200 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore em diversos grupos de pesquisa ao longo dos anos, atualmente atua no Círculo Vigotskiano, no Corpo de Ações Transformadoras: Abordando Realidades Sociais pela Educação (CATARSE) associado à UnDF e no TransObjeto à PUC-SP. Coautore nas antologias poéticas "43 Poetas Neurodivergentes", "ECO(AR): Poemas pela Sustentabilidade", "Instagramável: poesia visual, concreta e instapoema", "Poesia Política: vote", "Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo", "poETes: Altas Habilidades com Poesia", "1001 Poetas", "Fotoescritos do Confinamento" e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4ª edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esse post foi publicado em Superdotação e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Superdotação: Independência Conformacional do Raciocínio

  1. patricia disse:

    Parabens pelos textos!

  2. Diego disse:

    Olá Filipe, tudo bem?
    Pesquisando por neurodiversidade, cheguei ao teu texto hoje, por sinal interessante. Porém fiquei com uma dúvida: neurodiverso tem o mesmo significado de superdotado?
    Não tenho conhecimento profundo no assunto mas até onde sei, nem todo neurodiverso é superdotado e vice-versa.

    • Filipe Russo disse:

      Olá Diego,
      Não, não tem. No âmbito do blog neurodiverso está sendo considerado quem diverge de uma normalidade ou normatividade neurológica ou psicológica. Portanto, neste contexto todo superdotado é neurodiverso, mas nem todo neurodiverso é superdotado. A forma como cada classe de neurodiverso diverge da normalidade é bastante particular (autistas, superdotados, deficientes mentais, portadores de transtornos ou outras condições neurodiversas).
      Eu ainda pretendo eventualmente fazer um site dedicado ao espectro maior que é a neurodiversidade, sem um foco especial ao superdotado.

Deixe um comentário