Publi: Campanha para a Edição Comemorativa de 10 Anos do Romance Asfixia

Asfixia por Filipe Russo

Asfixia por Filipe Russo

ASFIXIA
EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 10 ANOS

O romance de terror Asfixia publicado independentemente em 2014 e premiado pela USP em 2016 comemora 10 anos!

A nova edição da obra traz ilustrações originais de Kaori Nagata, quem assina capa, contracapa e orelhas do livro, o romance conta ainda com prefácio inédito por Mabelly Venson, editora na Toma Aí Um Poema.

Apoie a literatura neurodivergente e independente no link abaixo:

https://benfeitoria.com/projeto/asfixia

SINOPSE

Em Asfixia, Filipe Russo tece uma trama complexa e visceral, onde o horror se manifesta tanto no físico quanto no psicológico. O romance se dilata com a protagonista acordando em um lugar desconhecido e ameaçador, suas primeiras sensações são de um pavor vazio, acompanhadas de visões de uma criatura deformada que a confronta com uma realidade que desafia a sanidade. Russo habilmente transita entre o grotesco e o belo, construindo uma narrativa onde o medo é palpável e a tensão, constante.

Enquanto a protagonista luta para compreender sua identidade e a natureza de seu cativeiro, ela é assolada por memórias fragmentadas e revelações perturbadoras sobre sua vida. Cada capítulo do livro desdobra mais camadas de uma realidade decadente, onde espaços físicos como banheiros, quartos e corredores se transformam em labirintos de terror psicológico. A narrativa é intensificada por descrições texturais que mesclam o horror de ambientes carcomidos e atos de violência com momentos de introspecção dolorosa e descoberta de si.

Asfixia apresenta a ansiedade frente ao desconhecido e ao familiar que logo se torna estranho ou amedrontador. Russo desafia o público a questionar o que é real e o que é produto da mente perturbada da protagonista, enquanto ela navega por uma série de eventos que testam sua força e sua vontade de sobreviver. Cada nova cena se desfia meticulosamente sob o olhar ávido da leitura, em meio ao sangue que mancha azulejos até as expressões de terror que distorcem rostos, todos envoltos em uma atmosfera densa e sufocante que justifica o título do livro.

Com uma escrita visceral que flui entre o poético e o perturbador, Russo constrói uma narrativa que é ao mesmo tempo um estudo de personagem e um romance de terror introspectivo. A jornada da protagonista se concentra na busca pela verdade e pela saída em um mundo que parece empenhado em expor suas faces mais sombrias uma sobre a outra, uma contra a outra, sem revelar nenhum sentido ou significado existencial. Asfixia não é somente uma história sobre monstruosidades e medos encarnados, mas também sobre os horrores que residem dentro de nós, esperando apenas pelo momento de verterem sangue ou pele afora.

Em última instância, Asfixia de Filipe Russo cativa e aterroriza a um só tempo, ao nos convidar a olhar fixamente a face do que nos assusta e a questionar a natureza da própria realidade. É uma queda irremediável pelos corredores obscuros da existência humana, onde cada página virada nos funda ainda mais no lodo da humanidade.

Marcador de página

Marcador de página

AUTORIA

Filipe Albuquerque Ito Russo é uma pessoa com deficiência física oculta, agênere, autista e superdotade, natural do território ancestral de Manaós, vivendo atualmente no de Piratininga. Sua ancestralidade contempla ascendências indígena, italiana, espanhola e portuguesa. Autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2012) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Revisore no periódico científico Revista Neurodiversidade. Especialista em computação aplicada à educação e licenciade em matemática pela USP. Co-organizadorie das coletâneas de poesia neurodivergente “poETes: altas habilidades com prosa e poesia” (2024) e “poETes: altas habilidades com poesia” (2023), além de participante em diversas antologias poéticas.

Filipe Russo

Filipe Russo

O Toma Aí Um Poema

Toma Aí Um Poema

O Toma Aí Um Poema é um projeto potente de leitura e divulgação de poesia lusófona. Começou em 2020 como podcast, depois virou revista literária interativa e hoje é uma editora preocupada com a emancipação dos autores. É considerado um dos projetos literários mais inovadores da atualidade e soma resultados incríveis:

1k+ autores lidos | 1k+ poetas publicados | 1 milhão de players

Não deixe de contribuir e apoiar social e financeiramente a campanha de Asfixia:

https://benfeitoria.com/projeto/asfixia

Avatar de Desconhecido

About Filipe Albuquerque Ito Russo

Filipe Russo é indígena agênere de Manaós, vivendo atualmente em Piratininga, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2022; 2012) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Revisore no periódico científico Revista Neurodiversidade. Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 200 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore em diversos grupos de pesquisa ao longo dos anos, atualmente atua no Círculo Vigotskiano, no Corpo de Ações Transformadoras: Abordando Realidades Sociais pela Educação (CATARSE) associado à UnDF e no TransObjeto à PUC-SP. Coautore nas antologias poéticas "43 Poetas Neurodivergentes", "ECO(AR): Poemas pela Sustentabilidade", "Instagramável: poesia visual, concreta e instapoema", "Poesia Política: vote", "Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo", "poETes: Altas Habilidades com Poesia", "1001 Poetas", "Fotoescritos do Confinamento" e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4ª edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esta entrada foi publicada em Publi e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário