Proficiência: Adultos Superdotados e o Medo da Potência Criativa

Avatar de Desconhecido

About Filipe Albuquerque Ito Russo

Filipe Russo é indígena agênere de Manaós, vivendo atualmente em Piratininga, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2022; 2012) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Revisore no periódico científico Revista Neurodiversidade. Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 200 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore em diversos grupos de pesquisa ao longo dos anos, atualmente atua no Círculo Vigotskiano, no Corpo de Ações Transformadoras: Abordando Realidades Sociais pela Educação (CATARSE) associado à UnDF e no TransObjeto à PUC-SP. Coautore nas antologias poéticas "43 Poetas Neurodivergentes", "ECO(AR): Poemas pela Sustentabilidade", "Instagramável: poesia visual, concreta e instapoema", "Poesia Política: vote", "Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo", "poETes: Altas Habilidades com Poesia", "1001 Poetas", "Fotoescritos do Confinamento" e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4ª edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esta entrada foi publicada em Proficiência e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Proficiência: Adultos Superdotados e o Medo da Potência Criativa

  1. Avatar de menma menma disse:

    Achei seu blog por acaso quando procurava um tema de pesquisa pra um trabalho da faculdade, estou tentando justamente me distrair porque é tenebroso a horda de pensamentos me rondando. Um dia desses falava com uma pessoa sobre como o medo de tudo, de fazer e errar, de fazer demais e ser visto, era frequente pra mim. Engraçado que até o momento correlacionava mais com a ansiedade do que com as altas habilidades, embora no fundo um seja efeito do outro.

    • Avatar de Karen Fortes Karen Fortes disse:

      Oi, por acaso da curiosidade e de acordo com a ansiedade descrita acima, vim parar aqui, rs, agora percebo com clareza que não é tão somente eu que me sinto na mesma situação, girando em harmonia com o nosso globo celestial. Ótimo dia.

Deixe um comentário