10 Anos: Celebrando vidas superdotadas

Em janeiro de 2023 o blog Supereficiente Mental comemora 10 anos de existência, de promoção e apoio à neurodiversidade, às pautas neurodivergentes, com especial atenção à população superdotada em território lusófono.
Nesses 10 anos, foram realizadas 180 publicações, cerca de 18 publicações por ano, dentre ensaios, relatos pessoais e entrevistas, sendo estes dois últimos gêneros discursivos o foco principal do empreendimento ativista liderado por Filipe Russo.
Em 2022, o blog alcançou mais de 50.000 visualizações em um único ano, número que contabiliza mais de 100 visualizações por dia (ver gráfico). Esses números representam mais do que um crescimento de interesse nos temas neurodivergentes, mas também representam a expressão popular e documental de demandas sociais, muitas vezes invisibilizadas por questões políticas, ora institucionais, ora atitudinais.
É em ritmo de reivindicação do nosso espaço social e de celebração da nossa exuberância superdotada que comemoramos uma primeira década produtiva, criativa e crítica, de tantas outras que ainda estão por vir. Esta comemoração se dará ao longo do ano inteiro com publicações dedicadas a socializar os saberes divulgados, elaborados e registrados no blog Supereficiente Mental. Acompanhe as novidades pela categoria 10 Anos e pela tag ensaios comemorativos!

Publicidade

Sobre Filipe Russo

Filipe Russo é indígena agênere da Associação Multiétnica Wyka Kwara, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2012; 2022) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 180 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore no grupo de estudos TransObjeto associado à PUC-SP e no grupo de pesquisa MatematiQueer associada à UFRJ. Coautore nas antologias poéticas Poesia Política: vote, Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo, poETes: altas habilidades com poesia, Fotoescritos do Confinamento e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4º edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esse post foi publicado em 10 Anos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s