Comunidades Neurodivergentes: AHSD, TEA & TDAH

Logo da Comunidade AHSD (2023) na fonte tipográfica Limite Circular (2012) por Filipe Russo

Comunidade AHSD

Nós estamos nos encaminhando para o fim de 2023 e antes do ano acabar eu gostaria de divulgar e celebrar três comunidades que eu cocrio, coproponho e coadministro diariamente na plataforma digital whatsapp.

As Comunidades AHSD, TEA e TDAH surgiram das e orbitam as demandas da comunidade neurodivergente lusófona. É importante entendermos nosso ativismo como uma pauta tanto única quanto múltipla, única porque ninguém mais está lutando por direitos de inclusão social para a parcela populacional com funcionamento neuropsicológico divergente, múltipla porque estamos falando de uma população composta por subpopulações extremamente heterogêneas em termos internos e externos, graças a nossa natureza espectral, cada uma trabalhando conforme suas condições em frentes de enfrentamento, resistência e inclusão próprias. Nós apoiamos e celebramos suas lutas e conquistas, a neurodiversidade lusófona e a biopsicossociodiversidade humana!

A primeira dessas comunidades foi a Comunidade AHSD que hoje, dia 22 de dezembro de 2023, conta com 1.178 participantes ao longo de 29 grupos. Venha você também nos conhecer e fortalecer o movimento superdotado ao participar de uma Comunidade para pessoas com AHSD, outras neurodivergências e seus familiares e profissionais. Para acessá-la utilize o link abaixo 👇🏽

https://chat.whatsapp.com/JHI8DGOQdU70Xqscl88TrV

Logo da Comunidade TEA (2023) na fonte tipográfica Limite Circular (2012) por Filipe Russo

Comunidade TEA

A segunda delas foi a Comunidade TEA que hoje, dia 22 de dezembro de 2023, conta com 534 participantes ao longo de 14 grupos. Venha você também nos conhecer e fortalecer o movimento autista ao participar de uma Comunidade para pessoas com TEA, outras neurodivergências e seus familiares e profissionais. Para acessá-la utilize o link abaixo 👇🏽

https://chat.whatsapp.com/HykrfwBbXTq8PjxQhw7uzX

Logo da Comunidade TDAH (2023) na fonte tipográfica Limite Circular (2012) por Filipe Russo

Comunidade TDAH

Por fim, a terceira e última delas foi a Comunidade TDAH que hoje, dia 22 de dezembro de 2023, conta com 11 participantes ao longo de 3 grupos. Venha você também nos conhecer e fortalecer o movimento TDAH ao participar de uma Comunidade para pessoas com TDAH, outras neurodivergências e seus familiares e profissionais. Para acessá-la utilize o link abaixo 👇🏽

https://chat.whatsapp.com/HGWBCmcWIlY22PqU25JLLi

REGRAS, PROTOCOLOS E ADMINISTRAÇÃO DISTRIBUÍDA

Salvo exceções das respectivas gestões dos grupos das Comunidades AHSD, TEA e TDAH, se informar melhor com as pessoas em cargo de admin, a propaganda é proibida nos grupos da comunidade. Com exceção dos grupos Divulgações AHSD, Divulgações TEA e Divulgações TDAH que visam concentrar este tipo de conteúdo num espaço dedicado.

Para nossos fins relativos à neurodiversidade, estamos caracterizando propaganda como:

  • Anúncio de Profissionais, Empresas, Produtos e Serviços com Fins de Venda ou Autopromoção, mesmo que num primeiro momento se apresentem de forma gratuita ou na modalidade freemium.
  • Anúncio de Lives Individuais, Empresariais e Outras, as quais não se caracterizem enquanto eventos oficiais do governo ou do terceiro setor, quando pertinente fornecer comprovantes online.

Em casos omissos, por favor entrar em contato comigo no privado via whatsapp.

Cada grupo de cada comunidade possui autonomia administrativa, o que implica em regras e protocolos próprios. As respectivas gestões lideradas pelas pessoas em cargo de admin decidem os processos de inclusão, exclusão e boa convivência.

Avatar de Desconhecido

About Filipe Albuquerque Ito Russo

Filipe Russo é indígena agênere de Manaós, vivendo atualmente em Piratininga, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2022; 2012) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Revisore no periódico científico Revista Neurodiversidade. Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 200 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore em diversos grupos de pesquisa ao longo dos anos, atualmente atua no Círculo Vigotskiano, no Corpo de Ações Transformadoras: Abordando Realidades Sociais pela Educação (CATARSE) associado à UnDF e no TransObjeto à PUC-SP. Coautore nas antologias poéticas "43 Poetas Neurodivergentes", "ECO(AR): Poemas pela Sustentabilidade", "Instagramável: poesia visual, concreta e instapoema", "Poesia Política: vote", "Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo", "poETes: Altas Habilidades com Poesia", "1001 Poetas", "Fotoescritos do Confinamento" e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4ª edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esta entrada foi publicada em Neurodiversidade, Neurodiversos e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário