Diagnósticos: Anéis de Renzulli

Anéis de Renzulli

Anéis de Renzulli

Joseph Renzulli (nascido em 7 de Julho, 1936) é um psicólogo educacional americano conhecido por desenvolver o modelo dos três anéis quanto à superdotação, o qual promoveu uma ampliação do conceito vigente. Os três anéis que compõe o comportamento superdotado são habilidade acima da média, criatividade e motivação, a habilidade acima da média se observa ao apresentar uma média dos indivíduos da mesma classe socio-ambiental e identificar desvios na curva padrão, ou seja, ao se prover vários indivíduos com os mesmos recursos externos o acréscimo de um recurso interno intransferível desencadeia resultados visivelmente superiores aos demais. A habilidade acima da média pode se manifestar num domínio verbo-linguístico superior ao de sua idade, uma dexteridade matemática, uma facilidade na manipulação de instrumentos musicais, um conhecimento físico-corporal naturalmente mais desenvolvido, entre outras características, algumas mais ou menos fáceis de se observar.

Criatividade Excedente

Criatividade Excedente

A motivação significa um engajamento em uma atividade particular auto-iniciado e auto-sustentável principalmente nas funções executivas, tais como estudar ou trabalhar, começar um exercício, insistir, persistir e perseverar até a conclusão do mesmo, focar e não perder o interesse, administrar o tempo na execução das atividades propostas, se organizar sem precisar de auxílio para desenvolver um modus operandi próprio. Já a criatividade significa uma capacidade de elaborar obras de arte, informações e objetos de uma forma diferente à convencional, produzindo portanto um ato ou objeto tanto original quanto valioso, suas expressões se dão nos mínimos detalhes de comportamento e preferências, muita da peculiaridade neurodiversa e neurodivergente surge devido a uma energia criativa sempre presente e muitas vezes cumulativa, de tempos em tempos a mesma jorra face afora.

Avatar de Desconhecido

About Filipe Albuquerque Ito Russo

Filipe Russo é indígena agênere de Manaós, vivendo atualmente em Piratininga, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2022; 2012) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Revisore no periódico científico Revista Neurodiversidade. Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 200 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore em diversos grupos de pesquisa ao longo dos anos, atualmente atua no Círculo Vigotskiano, no Corpo de Ações Transformadoras: Abordando Realidades Sociais pela Educação (CATARSE) associado à UnDF e no TransObjeto à PUC-SP. Coautore nas antologias poéticas "43 Poetas Neurodivergentes", "ECO(AR): Poemas pela Sustentabilidade", "Instagramável: poesia visual, concreta e instapoema", "Poesia Política: vote", "Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo", "poETes: Altas Habilidades com Poesia", "1001 Poetas", "Fotoescritos do Confinamento" e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4ª edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esta entrada foi publicada em Diagnósticos, Teorias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Diagnósticos: Anéis de Renzulli

  1. Pingback: OS TRÊS ANÉIS – DIÁRIO DA INCLUSÃO

  2. Pingback: Entrevista - Angelica de Fátima Piovesan | Blog do QG

Deixe um comentário