Diagnósticos: Anéis de Renzulli

Anéis de Renzulli

Anéis de Renzulli

Joseph Renzulli (nascido em 7 de Julho, 1936) é um psicólogo educacional americano conhecido por desenvolver o modelo dos três anéis quanto à superdotação, o qual promoveu uma ampliação do conceito vigente. Os três anéis que compõe o comportamento superdotado são habilidade acima da média, criatividade e motivação, a habilidade acima da média se observa ao apresentar uma média dos indivíduos da mesma classe socio-ambiental e identificar desvios na curva padrão, ou seja, ao se prover vários indivíduos com os mesmos recursos externos o acréscimo de um recurso interno intransferível desencadeia resultados visivelmente superiores aos demais. A habilidade acima da média pode se manifestar num domínio verbo-linguístico superior ao de sua idade, uma dexteridade matemática, uma facilidade na manipulação de instrumentos musicais, um conhecimento físico-corporal naturalmente mais desenvolvido, entre outras características, algumas mais ou menos fáceis de se observar.

Criatividade Excedente

Criatividade Excedente

A motivação significa um engajamento em uma atividade particular auto-iniciado e auto-sustentável principalmente nas funções executivas, tais como estudar ou trabalhar, começar um exercício, insistir, persistir e perseverar até a conclusão do mesmo, focar e não perder o interesse, administrar o tempo na execução das atividades propostas, se organizar sem precisar de auxílio para desenvolver um modus operandi próprio. Já a criatividade significa uma capacidade de elaborar obras de arte, informações e objetos de uma forma diferente à convencional, produzindo portanto um ato ou objeto tanto original quanto valioso, suas expressões se dão nos mínimos detalhes de comportamento e preferências, muita da peculiaridade neurodiversa e neurodivergente surge devido a uma energia criativa sempre presente e muitas vezes cumulativa, de tempos em tempos a mesma jorra face afora.

Sobre Filipe Russo

CEO da SagaPro, A Edtech do Bem-Estar Escolar, startup incubada na incubadora Cietec IPEN-USP. Autor dos livros premiados Caro Jovem Adulto e Asfixia, assim como vencedor do concurso “O Olhar em Tempos de Quarentena” e dos prêmios de Excelência Acadêmica nas disciplinas Inteligência Artificial na Educação e Temas em Psicologia: Contribuições para Computação Aplicada à Educação. Licenciado em Matemática pelo IME-USP, pós-graduando em Computação Aplicada à Educação pelo ICMC-USP. Realizou pesquisas em Análise Real, Bioinformática e Ensino de Matemática. Tem passagem pelo Instituto Max Planck de Fisiologia Molecular Vegetal em Golm e pela Universidade Técnica de Munique, ambos na Alemanha. Indígena agênero da Associação Wyka Kwara. Fundador do blog Supereficiente Mental. Pesquisador convidado no Grupo de Estudos, coordenado pela Profa. Dra. Lucia Santaella na Cátedra Oscar Sala do IEA-USP.
Esse post foi publicado em Diagnósticos, Teorias. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Diagnósticos: Anéis de Renzulli

  1. Pingback: OS TRÊS ANÉIS – DIÁRIO DA INCLUSÃO

  2. Pingback: Entrevista - Angelica de Fátima Piovesan | Blog do QG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s