Diagnósticos: Dupla Excepcionalidade

multiplicidade

multiplicidade

O termo dupla excepcionalidade, frequentemente abreviado como 2e, apenas recentemente entrou no léxico de educadores e se refere a indivíduos com duas condições neuro ou físico diversas simultâneas e sobrepostas. O indivíduo divergente, por definição, já apresenta uma série de necessidades especiais pertinentes a sua classe em questão e quando este se enquadra no campo da dupla excepcionalidade o quadro muda de figura, pois uma superdotação pode compensar e mascarar uma deficiência, assim como uma deficiência pode mascarar e descompensar uma superdotação.

Eddie Redmayne, vencedor do Oscar em "A Teoria de Tudo" ao interpretador o físico Stephen-Hawking

Eddie Redmayne, vencedor do Oscar em “A Teoria de Tudo” ao interpretador o físico Stephen-Hawking

Tamanho embaralhamento confunde desde o transeunte aos profissionais especializados, o diagnóstico nestes casos costuma sair de modo simplista e bidimensional; ou seja, tende a ocorrer um de três: se recebe o diagnóstico ora de superdotado, ora de portador de deficiência, quando não de neurotípico! Sendo este último o pior dos casos pois não se toma nenhuma medida corretiva, muito menos se procura acomodações, apenas quem já sofreu a vilania de um diagnóstico falso-negativo ou falso-positivo consegue compreender a extensão do dano causado, mas tal temática já configura assunto para um outro ensaio.

Anúncios

Sobre Filipe Russo

Filipe Albuquerque Russo nasceu em 22 de Agosto de 1990 em São Paulo, capital e foi criado em Manaus, Amazonas. Aos 16 retornou a sua cidade natal onde reside atualmente. Caro Jovem Adulto, seu primeiro romance estabeleceu em 2012 a estréia tripla de Filipe Russo no cenário artístico brasileiro (tipográfica com Limite Circular, fonte original exclusivamente manufaturada para a obra; fotográfica com Iluminado Expandido, capa original do livro e enfim a obra literária propriamente dita).
Esse post foi publicado em Diagnósticos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s