Superdotação: Independência Conformacional do Raciocínio

Independência Transgressora

Independência Transgressora

O neurodiverso, por definição, apresenta um processo cognitivo distinto do neurotípico, no superdotado tal distinção se dá na independência conformacional do raciocínio. O instrumental com o qual se apreende, se processa e por fim se interpreta a realidade fenomenológica resulta de uma elaboração psíquica dos estímulos conferindo-lhes uma coesão humana com direito à lógica interna consistente ou não, dependendo sempre da tendência individual à (in)coerência. Ao invés de simplesmente aceitar de modo passivo uma herança cultural e seus respectivos instrumentos a mente do sobredotado configura um sistema próprio de medidas, valores e associações, observe que não me refiro propriamente a personalidade ou livre-arbítrio, mas sim a uma rotina orgânica involuntária composta por um processamento agudo-crônico de caráter autodidata e pervasivo, onde se elabora as concepções e acepções, conceituais.

Singularidade Atípica

Singularidade Atípica

A nível prático o que significa então possuir uma independência conformacional do raciocínio? Pois bem, significa dizer que os métodos e as relações vigentes de poder e produção no âmbito institucional (profissão, academia, família, amizade, entre outros) não se traduzem em conformidade e normalidade no neurodivergente, este questiona, contesta e tangencia tais dinâmicas intra e interpessoais, pois não assume a priori a corretude, inerência ou inexorabilidade das práticas políticas que regem a sociedade de sua época. Tanto também se faz presente no cenário intelectual e artístico, nestes o superdotado não permite ser cerceado por tradições, hierarquias e injustiças estruturais, pois sua natureza repele eletrostaticamente qualquer tentativa mais ou menos mesquinha de encurralá-lo num cubículo dito profissional, o caráter castrativo, burrocrático e estupidificante da academídia com sua espetarridicularização o sufoca e não dá vazão a sua potencialidade real promovendo estresse e insucesso pessoais.

Anúncios

Sobre Filipe Russo

Filipe Albuquerque Russo nasceu em 22 de Agosto de 1990 em São Paulo, capital e foi criado em Manaus, Amazonas. Aos 16 retornou a sua cidade natal onde reside atualmente. Caro Jovem Adulto, seu primeiro romance estabeleceu em 2012 a estréia tripla de Filipe Russo no cenário artístico brasileiro (tipográfica com Limite Circular, fonte original exclusivamente manufaturada para a obra; fotográfica com Iluminado Expandido, capa original do livro e enfim a obra literária propriamente dita).
Esse post foi publicado em Superdotação e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Superdotação: Independência Conformacional do Raciocínio

  1. patricia disse:

    Parabens pelos textos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s