
poETes: Altas Habilidades com Poesia
Eu lembro de na quinta série do fundamental conversar com meus amigos nerds e tentar convencê-los de escrever comigo uma obra literária, um romance, uma novela, algo assim, deveria servir de base para jogarmos RPG. Nenhum dos meus 4, 5 amigos escreveu mais do que um dia e logo desistiu-se da ideia.
Eu lembro que em resposta eu tomei um dos meus blogs do blogspot e comecei a fazer meu primeiro website no yahoo geocities, versava sobre poesia gótica e imagens de games.
No final de 2021 eu e mais 8 pessoas autoras publicamos o ebook poETes: Altas Habilidades com Poesia na Amazon pela Atípica Editorial, graças à dedicação organizacional de Nanahira de Rabelo e Sant’Anna, quem perseverou onde eu outrora (na pré-adolescência, risos) fracassara. O livro poETes é uma coletânea com 52 poemas, que se desdobram a partir de 8 eixos temáticos, escrita por 9 pessoas autoras, dentre estas nossos queridos André Coneglian, Filipe Russo, Luciano Santa Brígida e Rejane Vieira. A obra conta ainda com contribuições poéticas de Dabaduh, Jaqueline Câmara, Jool Azul e Mônica Mazzoni, assim como o prefácio escrito por Renata Muniz Prado. Algumas resenhas já se encontram disponíveis na web, produzidas por psitaibarreto e por acartomante__.
Nosso livro poETes é um sonho coletivo realizado, é um ato tanto estético quanto político: a poesia ainda vive, as pessoas superdotadas ainda vivem, apesar de todos os pesares, graças aos seus sonhos diurnos, lúcidos e realizáveis. O último dos 8 eixos temáticos da obra se chama Nosso Olhar e carrega uma dimensão epistemológica: o olhar a partir do corpo da pessoa alto habilidosa enquanto uma fonte de conhecimento, de criatividade, de beleza. A superdotação é uma forma legítima de ser e estar no mundo, o mundo. Por fim, a maior parte do lucro das vendas dessa edição será revertida para uma instituição que promova apoio a pessoas jovens de baixa renda com Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD).
Eu separei algumas citações para lhes oferecer uma palhinha poética:
“Eu cheguei a tempo, para não viver em vão.” (Rejane Vieira, poETes, p. 24)
“Cunhar releva o mundo e sua miséria.” (Filipe Russo, poETes, p. 29)
“Só sei o que me permitem saber” (Jaqueline Câmara, poETes, p. 48)
“Cem janelas
em qual delas te encontrar?
Cem palavras
Por qual delas te chamar?” (Jaqueline Câmara, poETes, p. 54)“Dois inteiros dão uma boa soma.” (Jaqueline Câmara, poETes, p. 60)
“Humano, filho, amigo, esposo, pai
São os meus títulos mais caros” (André Coneglian, poETes, p. 74)
Para mais informações visite o website oficial poETes, produzido por Luciano Santa Brígida.
Parabéns e belo começo de ano realizando um sonho antigo!
Pingback: Nós também lemos as suas cartas: a (in)visibilidade do sujeito superdotado da infância à adultez, uma resenha do livro Cartas do menino do quarto para o mundo | Supereficiente Mental