Relato Pessoal: Nuno Silva

Nuno Silva

Nuno Silva

Olá, o meu nome é Nuno e sou identificado com sobredotação intelectual.
Não sou o precioso cliché do miudo maravilha que entrou na Universidade antes da puberdade, em vez disso, sou o que muitos acham o politicamente incorreto face as altas abilidades.
Nasci a 17 de Março de 1996, por mais estranho que pareça ainda guardo memorias de tal acontecimento, desde que frequentava a pre primaria, a sociedade deu me a entender de como eu era diferente dos demais. Começei a aprender a ler por volta dos 3/4 anos, á face da negligencia, muitos acreditavam que apenas olhava para as imagens, e eu proprio ainda não sabia como lidar com isso. Ainda me lembro daquela vez em que estava no parque perto de casa, com 4 anos, comecei a dobrar numeros mentalmente (1-2-4-8-16…etc). Quando entrei na primeira classe, notei estranhamente que era suposto aprendermos coisas rudimentares como o abecedario, enquanto isso a minha mente flutuava em questoes como a fisica e a filosofia.
Fui um excelente aluno durante a primaria, até tudo mudar. No quinto ano era vitima de bullying, deram me o diagnostico de sindrome de asperger, e comecei a negligenciar o academico em torno de conquistar vida social. Aos 12 anos poderia dizer que estava em depressão, tornara me algo tão agressivo e misantropo, houve queixas de colegas e professores que tão depressa apontavam me o dedo sem uma restia de compreensão. Aos 14 anos fui testado na escala WISC com um QI de 182 (ratio). Nesse dia passei a ser mais confiante de mim mesmo apesar de ainda deixar reticencias face a auto-estima e confiança. Comecei assim a envolver me em grupos similares a Mensa e a conhecer mais casos de sobredotação.

Hoje tenho 16 anos, o que aprendi com a sociedade é que ela não é justa, vivemos num mundo governado por uma burrocracia demente, a etica passou a ser um ideal da democracia antiga. A cidadania tornou se em algo tão basico como apenas não matar o proximo, literalmente. O que eu aprendi é que ser melhor ou pior não vai facilitar a vida, no caos em que vivemos. Não somos todos os sobredotados como O Little Man Tate ou o Doogie Houser. Muitos de nos somos mais o Good Will Hunting, o funcionario que limpa o vomito dos Harvard kids. Somos muitos de nós os rejeitados, que não têm mamás e papás ricos para nos traçarem o prémio nobel. Somos os pretos na america proibida mas somos os livres de espirito que não se deixaram contaminar com uma sociedade profundamente doente que não quer marcar consulta por o estigma que é causado.

Publicidade

Sobre Filipe Russo

Filipe Russo é indígena agênere da Associação Multiétnica Wyka Kwara, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2012; 2022) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 180 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore no grupo de estudos TransObjeto associado à PUC-SP e no grupo de pesquisa MatematiQueer associada à UFRJ. Coautore nas antologias poéticas Poesia Política: vote, Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo, poETes: altas habilidades com poesia, Fotoescritos do Confinamento e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4º edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esse post foi publicado em Relato Pessoal e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Relato Pessoal: Nuno Silva

  1. Rachel disse:

    Beautiful! Adorei o relato, Nuno!

  2. edmundo disse:

    estou fazendo um trabalho sobre relato pessoal se você puder me responder algumas perguntas ficarei agradecido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s