
Auto-sabotagem
Auto-sabotagem diz respeito a um bloqueio involuntário oriundo de uma insegurança exacerbada, já está última advém de Perfeccionismo com Prejuízo Funcional, Síndrome de Superior e Inferior ou após um Shutdown, Meltdown ou Burnout. Tal bloqueio se manifesta em alimentação compulsória, insônia, excesso de sono, estresse, tiques nervosos, procrastinação, distração excessiva, hipocondria, automutilação, entre outros comportamentos autodestrutivos.

Hoje eu não vou bloquear o meu sucesso
Muitos sofredores de auto-sabotagem não possuem consciência do comportamento vicioso ou indesejado e quando conscientizados não percebem o quadro como um todo, já outros tantos mesmo com plena visão do prejuízo funcional se vêem incapazes de operar a correção desejada. Há várias formas de desencanar e canalizar sua energia de modo construtivo e as pessoas o fazem todos os dias, vencendo assim o torpor e o descaso próprios e alheios; seja aprendendo a se concentrar através de esportes, grupos de estudo ou comunidades e ambientes acolhedores. Em casos extremos onde propostas mais lúdicas e intuitivas não promoveram as melhoras desejadas indica-se a procura de ajuda especializada com psicólogo.
About Filipe Albuquerque Ito Russo
Filipe Russo é indígena agênere de Manaós, vivendo atualmente em Piratininga, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2022; 2012) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Revisore no periódico científico Revista Neurodiversidade. Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 200 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore em diversos grupos de pesquisa ao longo dos anos, atualmente atua no Círculo Vigotskiano, no Corpo de Ações Transformadoras: Abordando Realidades Sociais pela Educação (CATARSE) associado à UnDF e no TransObjeto à PUC-SP. Coautore nas antologias poéticas "43 Poetas Neurodivergentes", "ECO(AR): Poemas pela Sustentabilidade", "Instagramável: poesia visual, concreta e instapoema", "Poesia Política: vote", "Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo", "poETes: Altas Habilidades com Poesia", "1001 Poetas", "Fotoescritos do Confinamento" e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4ª edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esta entrada foi publicada em
Comorbidades. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.