Comorbidades: Auto-sabotagem

Auto-sabotagem

Auto-sabotagem

Auto-sabotagem diz respeito a um bloqueio involuntário oriundo de uma insegurança exacerbada, já está última advém de Perfeccionismo com Prejuízo Funcional, Síndrome de Superior e Inferior ou após um Shutdown, Meltdown ou Burnout. Tal bloqueio se manifesta em alimentação compulsória, insônia, excesso de sono, estresse, tiques nervosos, procrastinação, distração excessiva, hipocondria, automutilação, entre outros comportamentos autodestrutivos.

Hoje eu não vou bloquear o meu sucesso

Hoje eu não vou bloquear o meu sucesso

Muitos sofredores de auto-sabotagem não possuem consciência do comportamento vicioso ou indesejado e quando conscientizados não percebem o quadro como um todo, já outros tantos mesmo com plena visão do prejuízo funcional se vêem incapazes de operar a correção desejada. Há várias formas de desencanar e canalizar sua energia de modo construtivo e as pessoas o fazem todos os dias, vencendo assim o torpor e o descaso próprios e alheios; seja aprendendo a se concentrar através de esportes, grupos de estudo ou comunidades e ambientes acolhedores. Em casos extremos onde propostas mais lúdicas e intuitivas não promoveram as melhoras desejadas indica-se a procura de ajuda especializada com psicólogo.

Sobre Filipe Russo

CEO da SagaPro, A Edtech do Bem-Estar Escolar, startup incubada no Cietec. Autor dos livros premiados Caro Jovem Adulto e Asfixia, assim como vencedor do concurso “O Olhar em Tempos de Quarentena” e dos prêmios de Excelência Acadêmica nas disciplinas Inteligência Artificial na Educação e Temas em Psicologia: Contribuições para Computação Aplicada à Educação. Licenciado em Matemática pelo IME-USP, pós-graduando em Computação Aplicada à Educação pelo ICMC-USP. Realizou pesquisas em Análise Real, Bioinformática e Ensino de Matemática. Tem passagem pelo Instituto Max Planck de Fisiologia Molecular Vegetal em Golm e pela Universidade Técnica de Munique, ambos na Alemanha. Indígena agênero da Associação Wyka Kwara. Fundador do blog Supereficiente Mental. Pesquisador convidado no Grupo de Estudos, coordenado pela Profa. Dra. Lucia Santaella na Cátedra Oscar Sala do IEA-USP.
Esse post foi publicado em Comorbidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s