Descaso: Ensino Superior

Exige-se Novos Rumos

Exige-se Novos Rumos

A solução de praxe para a problemática educacional do superdotado infanto-juvenil costumava resumir-se à aceleração de estudos, a qual sincronizava o nível intelectual do estudante com o conteúdo lecionado ao passo que aumenta a assincronia do mesmo para com seus colegas de classe. Tal acomodação não significa necessariamente a melhor opção em todos os casos e há de se criar alternativas de engajamento e compreensão do indivíduo nestes ambientes educacionais, o superdotado adulto por exemplo não almeja por definição a mesma aceleração de estudo porém a nível de ensino superior, apesar do dever de se apresentar a mesma oportunidade tanto a este quanto a sua versão mirim.

Abismos e mais abismos

Abismos e mais abismos

Pouco a nada se fala em um leque de acomodações a se disponibilizar para os superdotados e neurodiversos, se crê que apenas cumprir as exigências legais pragmáticas quando estas são exigidas basta como educação inclusiva, integração social e desenvolvimento pessoal e intelectual, mas não. Não sejamos ingênuos, muito menos compactuemos com o mínimo do mínimo a que se referem as leis; falta tato e bom senso, competência e senso crítico para trabalhar de modo colaborativo e comunitário visando suprir as necessidades individuais e neurodiversas apresentadas, ou melhor, escamoteadas pela padronização, normalização e normatização da sociedade. Tendo em vista tamanho descaso elaborarei uma série intitulada Acomodações para melhor tratar das opções disponíveis assim como propor novas interações.

Publicidade

Sobre Filipe Russo

Filipe Russo é indígena agênere da Associação Multiétnica Wyka Kwara, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2012; 2022) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 180 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore no grupo de estudos TransObjeto associado à PUC-SP e no grupo de pesquisa MatematiQueer associada à UFRJ. Coautore nas antologias poéticas Poesia Política: vote, Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo, poETes: altas habilidades com poesia, Fotoescritos do Confinamento e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4º edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esse post foi publicado em Descaso. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s