SuperInteligências: Metacognição

Metacognição

Metacognição

Metacognição diz respeito à habilidade ou ato de pensar sobre pensar, fenômeno aliás não raro em superdotados. Pode-se dividir a mesma em dois componentes principais: conhecimento sobre cognição e regulação de cognição. Andreas Demetriou, em sua teoria, usou o termo hipercognição para se referir a processos de auto-monitoração, auto-representação e auto-regulação, os quais são considerados como componentes integrais da mente humana. Pode-se dividir o conhecimento metacognitivo em conhecimento pessoal (declarativo), conhecimento prático (procedural) e conhecimento estratégico (condicional).

Neuroplasticidade

Neuroplasticidade

O superdotado ou portador de altas habilidades costuma apresentar uma expressiva metacognição, intuitivamente elabora cadeias de pensamentos a fim de por sua inteligência em prática seja brincando com um imaginário próprio, seja colaborativamente na produção de um trabalho em grupo. A simples capacidade de monitorar as próprias idéias permite eventualmente a manipulação das mesmas nos sentidos de nossos interesses e conhecendo então a dinâmica cognitiva pode-se preparar, realizar e analisar experimentos psíquicos os mais vários, assim se consegue resolver problemas mais difíceis e de modo mais eficiente, ou até mesmo produzir obras artísticas de caráter marcante e relevante ao seu respectivo contexto social e histórico.

Sobre Filipe Russo

CEO da SagaPro, A Edtech do Bem-Estar Escolar, startup incubada no Cietec. Autor dos livros premiados Caro Jovem Adulto e Asfixia, assim como vencedor do concurso “O Olhar em Tempos de Quarentena” e dos prêmios de Excelência Acadêmica nas disciplinas Inteligência Artificial na Educação e Temas em Psicologia: Contribuições para Computação Aplicada à Educação. Licenciado em Matemática pelo IME-USP, pós-graduando em Computação Aplicada à Educação pelo ICMC-USP. Realizou pesquisas em Análise Real, Bioinformática e Ensino de Matemática. Tem passagem pelo Instituto Max Planck de Fisiologia Molecular Vegetal em Golm e pela Universidade Técnica de Munique, ambos na Alemanha. Indígena agênero da Associação Wyka Kwara. Fundador do blog Supereficiente Mental. Pesquisador convidado no Grupo de Estudos, coordenado pela Profa. Dra. Lucia Santaella na Cátedra Oscar Sala do IEA-USP.
Esse post foi publicado em SuperInteligências. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s