
Metacognição
Metacognição diz respeito à habilidade ou ato de pensar sobre pensar, fenômeno aliás não raro em superdotados. Pode-se dividir a mesma em dois componentes principais: conhecimento sobre cognição e regulação de cognição. Andreas Demetriou, em sua teoria, usou o termo hipercognição para se referir a processos de auto-monitoração, auto-representação e auto-regulação, os quais são considerados como componentes integrais da mente humana. Pode-se dividir o conhecimento metacognitivo em conhecimento pessoal (declarativo), conhecimento prático (procedural) e conhecimento estratégico (condicional).

Neuroplasticidade
O superdotado ou portador de altas habilidades costuma apresentar uma expressiva metacognição, intuitivamente elabora cadeias de pensamentos a fim de por sua inteligência em prática seja brincando com um imaginário próprio, seja colaborativamente na produção de um trabalho em grupo. A simples capacidade de monitorar as próprias idéias permite eventualmente a manipulação das mesmas nos sentidos de nossos interesses e conhecendo então a dinâmica cognitiva pode-se preparar, realizar e analisar experimentos psíquicos os mais vários, assim se consegue resolver problemas mais difíceis e de modo mais eficiente, ou até mesmo produzir obras artísticas de caráter marcante e relevante ao seu respectivo contexto social e histórico.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre Filipe Russo
Filipe Russo é indígena agênere da Associação Multiétnica Wyka Kwara, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2012; 2022) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 180 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore no grupo de estudos TransObjeto associado à PUC-SP e no grupo de pesquisa MatematiQueer associada à UFRJ. Coautore nas antologias poéticas Poesia Política: vote, Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo, poETes: altas habilidades com poesia, Fotoescritos do Confinamento e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4º edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esse post foi publicado em
SuperInteligências. Bookmark o
link permanente.