SuperInteligências: Metacognição

Metacognição

Metacognição

Metacognição diz respeito à habilidade ou ato de pensar sobre pensar, fenômeno aliás não raro em superdotados. Pode-se dividir a mesma em dois componentes principais: conhecimento sobre cognição e regulação de cognição. Andreas Demetriou, em sua teoria, usou o termo hipercognição para se referir a processos de auto-monitoração, auto-representação e auto-regulação, os quais são considerados como componentes integrais da mente humana. Pode-se dividir o conhecimento metacognitivo em conhecimento pessoal (declarativo), conhecimento prático (procedural) e conhecimento estratégico (condicional).

Neuroplasticidade

Neuroplasticidade

O superdotado ou portador de altas habilidades costuma apresentar uma expressiva metacognição, intuitivamente elabora cadeias de pensamentos a fim de por sua inteligência em prática seja brincando com um imaginário próprio, seja colaborativamente na produção de um trabalho em grupo. A simples capacidade de monitorar as próprias idéias permite eventualmente a manipulação das mesmas nos sentidos de nossos interesses e conhecendo então a dinâmica cognitiva pode-se preparar, realizar e analisar experimentos psíquicos os mais vários, assim se consegue resolver problemas mais difíceis e de modo mais eficiente, ou até mesmo produzir obras artísticas de caráter marcante e relevante ao seu respectivo contexto social e histórico.

Anúncios

Sobre Filipe Russo

Filipe Albuquerque Russo nasceu em 22 de Agosto de 1990 em São Paulo, capital e foi criado em Manaus, Amazonas. Aos 16 retornou a sua cidade natal onde reside atualmente. Caro Jovem Adulto, seu primeiro romance estabeleceu em 2012 a estréia tripla de Filipe Russo no cenário artístico brasileiro (tipográfica com Limite Circular, fonte original exclusivamente manufaturada para a obra; fotográfica com Iluminado Expandido, capa original do livro e enfim a obra literária propriamente dita).
Esse post foi publicado em SuperInteligências. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s