Lógica: Empecilho & Alavanca

Cubo Rubik com dados

Cubo Rubik com dados

Lógica (do Grego Antigo: λογική, logike) diz respeito ao uso e estudo filosófico normativo do raciocínio válido. O estudo da lógica ocorre principalmente nos campos da filosofia, matemática e ciência da computação. Costuma-se dividí-la em raciocínio indutivo, raciocínio abdutivo e raciocínio dedutivo. Foca na harmonia de raciocínio, a proporcionalidade formal entre argumentos, assim sendo, a correta e equilibrada relação entre todos os termos, a total concordância entre cada um deles dentro de um desenvolvimento. A Lógica Informal diz respeito ao estudo de argumentos da linguagem natural, a Lógica Formal diz respeito ao estudo da inferência com conteúdo puramente formal, a Lógica Simbólica diz respeito ao estudo das abstrações simbólicas que capturam as características formais da inferência lógica e a Lógica Matemática diz respeito a uma extensão da lógica simbólica a outras áreas, em particular o estudo da teoria dos modelos, teoria da prova, teoria dos conjuntos e teoria da computabilidade.

Spock

Spock

Agora, o que isso afeta a vida de um neurodiverso ou supereficiente mental? Bem, boa parte de nós, inclusive eu aliás, agimos de modo extremamente lógico, nos chamem de robôs sentimentais se necessário, no quotidiano empregamos a lógica tal qual Arquimedes quando disse: “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu moverei o mundo”. Na real não movemos o mundo, a gravidade o faz, viu? Pensamos assim numa linha de causa e efeito, a ponto de sermos literais demais ou não sabermos quando alguém está sendo irônico, sarcástico ou escrachadamente mentiroso. Quer dizer, farejamos mentiras de longe porque analisamos dado a dado em busca de coesão sem grandes esforços, faz parte da nossa natureza processar a informação de tal modo. Este modus operandi exige mesmo que inconscientemente bastante energia psíquica e física, exaurindo o indivíduo mesmo quando este pratica poucas atividades, lembremos também do desgaste com discussões e situações inadequadas ou inconvenientes a nos segregar em solidão e alienação, não raro sofremos de comorbidades ou condições neuróticas. Se faz necessário empatia e compaixão para com as idiossincrasias próprias e alheias, seja você neurotípico ou neurodiverso.

Anúncios

Sobre Filipe Russo

Filipe Albuquerque Russo nasceu em 22 de Agosto de 1990 em São Paulo, capital e foi criado em Manaus, Amazonas. Aos 16 retornou a sua cidade natal onde reside atualmente. Caro Jovem Adulto, seu primeiro romance estabeleceu em 2012 a estréia tripla de Filipe Russo no cenário artístico brasileiro (tipográfica com Limite Circular, fonte original exclusivamente manufaturada para a obra; fotográfica com Iluminado Expandido, capa original do livro e enfim a obra literária propriamente dita).
Esse post foi publicado em Lógica. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s