Por limiar percepto-sensorial entende-se a relação intensidade/duração necessária para que um estímulo desencadeie uma reação no indivíduo exposto ao mesmo. Um baixo limiar se relaciona portanto com respostas fisiológicas e psicológicas ora agudas, ora crônicas, quando não agudo-crônicas e cedo ou tarde o neurodiverso supersensível vê a necessidade de moderar a exposição aos gatilhos. A parte interessada primária precisa do auxílio das secundárias (família, amigos e colegas institucionais seja num colégio, numa faculdade ou em casa) para minimizar a acepção de elementos estressores, pois uma vez atingido o limite o quadro desencadeado pode não ser imediatamente reversível e comorbidades emergentes começaram a se manifestar sem aviso prévio, nem muitos menos com manual.
Os sintomas observados intra e interpessoalmente variam desde tiques nervosos, sudorese, oscilações de humor, ansiedade exacerbada, raciocínio circular, pensamentos paranóicos a lágrimas ora de tristeza, ora de raiva, quando não de alegria ou intensidade, a supersensibilidade nos aproxima dos objetos de afeto, da natureza emocional humana, conseguimos portanto adentrar campos de difícil acesso e ali tocar a tessitura tectônica do que existe, mediante um baixo limiar-percepto sensorial se adquire informações privilegiadas da psique e do mundo e com as mesmas se maximiza o desenvolvimento pessoal, se produz arte, ciência e comportamento neurodiversos. Não raro nos refugiamos em solidão, escuro e silêncio até a turbulência interior se reduzir a níveis administráveis, melhor prevenir do que remediar e assim deve-se desenvolver metodologias e instrumentos aplicáveis tanto a rotina quanto ao acúmulo de estresse para evitar ao máximo entrar em crise. Pois após uma resta apenas operar um controle de dano, atualizar o registro de inventário e partir para outro dia, mais outro dia tão inseguro e instável quanto o predecessor. O apoio familiar, doméstico, acadêmico e profissional se faz necessário nas acomodações de um neurodiverso supersensível tanto para reduzir-lhe o sofrimento quanto para promover uma melhor produtividade quantitativa e qualitativa.
Já sofri demais e ainda gasto muita energia com isso…
Todos os meus sentidos são extremamente sensíveis, especialmente o tato e a audição.
Eu sou uma pessoa com algumas defiste nesse sentido, só não consigo indentificar; se alguém visualiza minha msg. E pude me ajuda agradeço.