SuperSensibilidades: Baixo Limiar Percepto-sensorial

Estresse

Estresse

Por limiar percepto-sensorial entende-se a relação intensidade/duração necessária para que um estímulo desencadeie uma reação no indivíduo exposto ao mesmo. Um baixo limiar se relaciona portanto com respostas fisiológicas e psicológicas ora agudas, ora crônicas, quando não agudo-crônicas e cedo ou tarde o neurodiverso supersensível vê a necessidade de moderar a exposição aos gatilhos. A parte interessada primária precisa do auxílio das secundárias (família, amigos e colegas institucionais seja num colégio, numa faculdade ou em casa) para minimizar a acepção de elementos estressores, pois uma vez atingido o limite o quadro desencadeado pode não ser imediatamente reversível e comorbidades emergentes começaram a se manifestar sem aviso prévio, nem muitos menos com manual.

Sofrimento

Sofrimento

Os sintomas observados intra e interpessoalmente variam desde tiques nervosos, sudorese, oscilações de humor, ansiedade exacerbada, raciocínio circular, pensamentos paranóicos a lágrimas ora de tristeza, ora de raiva, quando não de alegria ou intensidade, a supersensibilidade nos aproxima dos objetos de afeto, da natureza emocional humana, conseguimos portanto adentrar campos de difícil acesso e ali tocar a tessitura tectônica do que existe, mediante um baixo limiar-percepto sensorial se adquire informações privilegiadas da psique e do mundo e com as mesmas se maximiza o desenvolvimento pessoal, se produz arte, ciência e comportamento neurodiversos. Não raro nos refugiamos em solidão, escuro e silêncio até a turbulência interior se reduzir a níveis administráveis, melhor prevenir do que remediar e assim deve-se desenvolver metodologias e instrumentos aplicáveis tanto a rotina quanto ao acúmulo de estresse para evitar ao máximo entrar em crise. Pois após uma resta apenas operar um controle de dano, atualizar o registro de inventário e partir para outro dia, mais outro dia tão inseguro e instável quanto o predecessor. O apoio familiar, doméstico, acadêmico e profissional se faz necessário nas acomodações de um neurodiverso supersensível tanto para reduzir-lhe o sofrimento quanto para promover uma melhor produtividade quantitativa e qualitativa.

Publicidade

Sobre Filipe Russo

Filipe Russo é indígena agênere da Associação Multiétnica Wyka Kwara, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2012; 2022) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 180 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore no grupo de estudos TransObjeto associado à PUC-SP e no grupo de pesquisa MatematiQueer associada à UFRJ. Coautore nas antologias poéticas Poesia Política: vote, Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo, poETes: altas habilidades com poesia, Fotoescritos do Confinamento e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4º edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esse post foi publicado em SuperSensibilidades e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para SuperSensibilidades: Baixo Limiar Percepto-sensorial

  1. Mateus BM disse:

    Já sofri demais e ainda gasto muita energia com isso…
    Todos os meus sentidos são extremamente sensíveis, especialmente o tato e a audição.

  2. Jadiel santos disse:

    Eu sou uma pessoa com algumas defiste nesse sentido, só não consigo indentificar; se alguém visualiza minha msg. E pude me ajuda agradeço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s