Alternativa: EAD

EAD (Educação à Distância)

EAD (Educação à Distância)

Entende-se por EAD (Educação à Distância) uma modalidade educacional mediada por tecnologias em que discentes e docentes estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão ambos simultaneamente em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem. Um dos primeiros casos de que se tem notícia remete a 1833 na Suécia com um curso de contabilidade, em 1856 surgiu um instituto com ensino de línguas à distância na Alemanha. Já no Brasil em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), podendo atingir três campos distintos: a ampliação do conhecimento cultural com a organização de cursos específicos de acesso a todos, a educação continuada, reciclagem profissional às diversas categorias de trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade; e o ensino superior, englobando tanto a graduação como a pós-graduação.

A Era da Informação Chegou

A Era da Informação Chegou

Com o advento do computador pessoal e da internet ficou cada vez mais fácil para o superdotado ter acesso ao conhecimento de seu interesse, não ficando portanto dependente do orçamento doméstico nem da diversidade bibliográfica disponível nas bibliotecas locais. Agora, o neurodiverso possui uma alternativa ao dia-a-dia universitário, podendo optar por ficar em casa e aplicar sozinho seu comprometimento à tarefa, assim muitos encontram solução para as dificuldades adaptativas seja relativas ao convívio social ou a burocracia metodológica da didática apresentada em aula. Contornar estruturas de poder e comorbidades já consome bastante energia, muitas vezes mais do que pensávamos que tínhamos à disposição, não está na hora de considerarmos a Educação à Distância?

Avatar de Desconhecido

About Filipe Albuquerque Ito Russo

Filipe Russo é indígena agênere de Manaós, vivendo atualmente em Piratininga, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2022; 2012) e Asfixia (2014), assim como vencedore do concurso artístico O Olhar em Tempos de Quarentena (2020) e de prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva (2021). Revisore no periódico científico Revista Neurodiversidade. Especialista em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP (2022), licenciade em matemática pelo IME-USP (2020). Fundadore e editore do website SupereficienteMental.com (2013-), blog com mais de 200 publicações, dentre relatos pessoais, ensaios e entrevistas, sobre neurodiversidade e superdotação ou altas habilidades. Pesquisadore em diversos grupos de pesquisa ao longo dos anos, atualmente atua no Círculo Vigotskiano, no Corpo de Ações Transformadoras: Abordando Realidades Sociais pela Educação (CATARSE) associado à UnDF e no TransObjeto à PUC-SP. Coautore nas antologias poéticas "43 Poetas Neurodivergentes", "ECO(AR): Poemas pela Sustentabilidade", "Instagramável: poesia visual, concreta e instapoema", "Poesia Política: vote", "Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo", "poETes: Altas Habilidades com Poesia", "1001 Poetas", "Fotoescritos do Confinamento" e recebeu menção honrosa pelo ensaio Desígnio de um corpo, na 4ª edição do projeto Tem Livro Bolando na Mesa. Filipe possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM (2022).
Esta entrada foi publicada em Alternativas e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário