Proficiência: Executor Exímio

Coreografia: Coreógrafos & Coreografados

Coreografia: Coreógrafos & Coreografados


Por Executor Exímio entende-se a pessoa capaz de performar com excelência uma dada atividade que requer extremo domínio das habilidades envolvidas. No campo da matemática um Executor Exímio performa cálculos e raciocínios complexos, na música performa concertos difíceis, no esporte performa acrobacias de nível olímpico e nas artes plásticas performa réplicas que o olhar leigo não consegue distinguir das obras originais.

Criação (original) & Reprodução (réplicas)

Criação (original) & Reprodução (réplicas)


Tamanha excelência requer níveis variados de talento (vide Mozart e Alan Turing), mas exige inegociavelmente um comprometimento com a tarefa a que se propôs. Entretanto um Executor Exímio não se caracteriza por criar novos modos de ser, entender ou apreciar o real, mas sim por reproduzir com maestria feitos já alcançados por predecessores e assim a criação do inédito não lhe diz respeito, pois lhe falta ora algum tanto de instrumental, ora o simples interesse.

Sobre Filipe Russo

CEO da SagaPro, A Edtech do Bem-Estar Escolar, startup incubada no Cietec. Autor dos livros premiados Caro Jovem Adulto e Asfixia, assim como vencedor do concurso “O Olhar em Tempos de Quarentena” e dos prêmios de Excelência Acadêmica nas disciplinas Inteligência Artificial na Educação e Temas em Psicologia: Contribuições para Computação Aplicada à Educação. Licenciado em Matemática pelo IME-USP, pós-graduando em Computação Aplicada à Educação pelo ICMC-USP. Realizou pesquisas em Análise Real, Bioinformática e Ensino de Matemática. Tem passagem pelo Instituto Max Planck de Fisiologia Molecular Vegetal em Golm e pela Universidade Técnica de Munique, ambos na Alemanha. Indígena agênero da Associação Wyka Kwara. Fundador do blog Supereficiente Mental. Pesquisador convidado no Grupo de Estudos, coordenado pela Profa. Dra. Lucia Santaella na Cátedra Oscar Sala do IEA-USP.
Esse post foi publicado em Proficiência e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s